
Muito se fala em saúde mental e prevenção de situações que originam um decréscimo de produtividade e originam um grande volume de baixas nas organizações.
Proponho a elaboração de um plano estratégico que tem como prioridade fundamental o compromisso de zelar pela saúde física e psicológica do colaborador e a sua família, contribuindo por uma sociedade mais sustentável e humana.
Caso esteja a pensar fazer mudanças dentro da sua organização e implementar diversos conceitos que vão promover a saúde mental dos seus colaboradores, considere os seguintes pontos:
O seguimento do plano implica reuniões de follow-up, questionários anónimos transversais e levantamento de questões, sugestões de melhoria envolvendo o nível mais alto de decisão e conclusões comunicadas a todos.
O plano de caráter anual, sendo adaptável e evoluindo no tempo, é uma ferramenta de trabalho no sentido de salvaguardar a saúde, motivação e produtividade dos seus colaboradores, para além da retenção dos mesmos.
É de extrema importância a consciencialização das organizações para a problemática da prevenção da saúde mental dos seus colaboradores, tendo como base um bom ambiente de trabalho.
Fatores como a estratégia de comunicação, o planeamento e gestão do trabalho, a valorização da inovação, criatividade, empenho, os comportamentos saudáveis e de resiliência no trabalho e o equilíbrio entre trabalho/família. São de maior importância se queremos que as “nossas pessoas” se sintam realizadas e queiram continuar na nossa organização.
Acreditamos que este é o caminho e será o caminho do futuro!
Conteúdo adaptado do artigo publicado na revista “Publituris”, Edição de Novembro 2022 na página 58.
Chamada para rede móvel nacional